Artigos‎ > ‎

Fim do orkut

https://www.youtube.com/channel/UCuav1sqCx-UQgyZ41-dVrmA/feed
https://www.facebook.com/pages/FREDIX/1459242480961942?ref=hl

REDE SOCIAL ORKUT TERMINARÁ SUAS ATIVIDADES


Antigos usuários terão um período para recuperar dados


   Orkut, uma rede social que foi muito bem sucedida no Brasil (com mais de 30 milhões de usuários só no país), está com os dias contados. Mesmo Büyükkökten Orkut, o engenheiro turco e criador da rede que deu seu nome ao local, já encerrou sua conta.

   De todas as razões para a rescisão do Orkut, a principal delas é o Facebook que tem conquistado o mundo rapidamente. Mesmo aqueles que já tinham uma conta na antiga rede social abriu outra no Facebook, embora as duas tenham características semelhantes, o que leva muitas pessoas a abandonar o Orkut.

   O Google, dono da rede social enviou um comunicado (ver a baixo) aos antigos usuários informando que não será mais possível abrir uma nova conta no Orkut a partir deste mês (julho) e os antigos usuários terão um período para resgatar os seus dados, fotos e mensagens. Para facilitar, uma ferramenta foi criada para a transferência de dados do Orkut para o Google+, rede social do Google.

   Com esse comunicado a rede social russa VKontakte registrou um aumento no número de usuários. Diferente do Google+ e Facebook, a rede social também chamada de VK, oferece um sistema de comunidade semelhante ao do Orkut. O recurso justificava a presença de muitos brasileiros no site.

   De acordo com a VKontakte, há mais de 340 mil usuários do Brasil na plataforma. A empresa não divulgou quantos já tinham conta na rede social, porém disse que houve crescimento depois que muitos começaram a se sentir órfãos do Orkut.

   O aumento é comprovado por uma pesquisa feita no Google Trends pelo VentureBeat. As buscas pela rede social aumentaram nas últimas semanas. Houve, ainda, crescimento no número de usuários do aplicativo da VK para dispositivos Android, de acordo com o site de monitoramento de atividade em apps móveis App Annie.

   A rede social é o segundo maior site da Rússia, com 260 milhões de usuários registrados. Ela diz estar preparada para receber o público brasileiro e vai oferecer, inclusive, novos recursos e melhorias. O suporte também possui pessoas capazes de se comunicar em português.

   Além do sistema de comunidades, a rede social disponibiliza um player musical no qual é possível buscar por qualquer música, ouvir canções de amigos e criar playlists próprias.


  Comunicado enviado pelo Google para ex-usuários da rede social.


 



Adeus ao Orkut


   Após dez anos de conversas e conexões sociais on-line, nós decidimos que é hora de começar a nos despedir do Orkut. Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut e, por isso, decidimos concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

   O Orkut não estará mais disponível após o dia 30 de Setembro de 2014. Até lá vamos manter o Orkut no ar, sem grandes mudanças, para que você possa lidar com a transição. Você pode exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de Setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

   Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles de vocês que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.

 Fim do comunicado.


Veja também neste vídeo algumas pérolas que o Orkut nos proporcionou .


SelectionFile type iconFile nameDescriptionSizeRevisionTimeUser
Comments