Artigos‎ > ‎

impressora 3D hardware livre

https://www.youtube.com/channel/UCuav1sqCx-UQgyZ41-dVrmA/feed
https://www.facebook.com/pages/FREDIX/1459242480961942?ref=hl
Impressora 3D de hardware livre cria partes do corpo para deficientes físicos
Com esse avanço da tecnologia torna-se possível criar próteses a baixo custo”, afirma pesquisador

   Realizar o sonho de dar mobilidade à milhares de pessoas que não tem um membro se tornou real mesmo para quem não tem dinheiro. Ao invés de fazer uma prótese comum que custaria cerca de 40 mil dólares, a impressora 3D substitui material de alto custo e disponibiliza o mesmo membro (uma mão, por exemplo) à 250 dólares na América Latina. Esse valor cai ainda mais se o membro for criado nos Estados Unidos, apenas 15 dólares, onde a impressora e os materiais são mais comuns.


   Essa técnica permite que jovens como Felipe Miranda, um argentino de apenas 11 anos pudesse segurar pela primeira vez qualquer objeto em sua mão esquerda, já que ele nasceu sem essa parte do corpo. Este caso mais recente chamo a atenção de muitas famílias que estão na mesma situação, mas a burocracia de permissões do governo que fiscaliza a qualidade dos produtos médicos ainda é um problema.

   De qualquer forma, para o pesquisador de software livre, Fredy Cavignato, este avanço tecnológico pode acabar com os problemas físicos de muitas pessoas em poucos anos. “Como a impressora 3D oferece baixo custo para a criação das próteses, as alterações necessárias a cada ano para acompanhar o crescimento da criança também é viável”, explica.

   A criação do objeto pela impressora 3D é relativamente simples. Se parece como uma pistola de cola quente, o plástico entra na máquina e em forma líquida a impressora faz o objeto camada por camada. O funcionamento da prótese tem como base o movimento do pulso, um movimento para baixo cria uma tensão que fecha os dedos, enquanto o movimento para cima faz com que eles se abram.

   A impressora 3D de hardware livre foi produzida sem patente, por isso não é necessário pagar royalties a nenhuma empresa, fazendo com que o custo dos seus produtos saiam infinitamente mais baratos.




SelectionFile type iconFile nameDescriptionSizeRevisionTimeUser
Comments